quarta-feira, janeiro 18, 2006

Que falta me faz III


Quando criança tudo era tão diferente. Era tão fácil dialogar com as pessoas, fazer novos amigos... Você simplesmente chegava dava um "oi" e já eras, tava feita uma nova amizade! Antes eu era bem despachado, qualquer um que chegasse em minha casa eu já ia logo indagando alguma coisa e me metendo nas conversas. Depois fui ficando mais acanhado, mais tímido. A ponto de quando tinha visita em casa não sair do quarto para não ter que dar "oi" para ela.
Já sou da geração que adotou o vídeo-game como principal forma de entretenimento. Mas mesmo assim ainda brinquei muito no meio da rua com outras crianças. Lembro muito bem que jogávamos bola, apostávamos corrida (100 metros rasos e maratona. A maratona era uma volta no quarteirão inteiro!!! Algo assombrosso na época), soltávamos pipa... Isso sem falar nas inúmeras outras atividades que exercíamos: apertar campainha e sair correndo, quebrar vidraça das casas com pedras, atiçar cães bravos e sair correndo, caçar lagartos com uma Labradora que eu tinha (fazíamos lanças com cabo de vassoura e ponteiras de ferro das grades dos vizinhos), fazer rinha de cachorro, estourar rojão...
Também me diverti muito com as brincadeiras clássicas como: pega-pega, enconde-esconde, pé na bola, garrafão e a predileta de toda a gurizada, polícia pega ladrão. Essa era disparada a melhor de todas! E melhor ainda quando éramos os bandidos... era diversão garantida!!!
Estas brincadeiras reuniam várias crianças do bairro, às vezes até quase todas dependendo do tamanho do bairro. Branca, preta, rica, pobre, alta, baixa, magra, gorda... crianças de todos os tipos se divertindo juntas sem nenhum preconceito. Lógico que de vez em quando uma ou outra se desentendia e o pau pegava mesmo! E lá ía aquela que apanhou, cabisbaixa e chorando, contar para sua mãe o que havia acontecido... Umas mais ousadas juravam vingança e nem saiam de onde estavam. Apanhar na rua e contar para a mãe era coisa de "mulherzinha"! Após a briga todas diziam: "Nunca mais fala comigo!!! Não sou mais seu amiguinho!!!". No outro dia após a aula, já estavam todas juntas novamente correndo e rindo rua afora. Crianças, tão puras e inocentes...
Hoje praticamente nada mais disso existe. Algumas destas brincadeiras estão em extinção. As crianças de hoje não são mais crianças, não têm mais a mesma pureza e inocência que antigamente. Antes se era criança mesmo, até os 10 anos eu acho. Hoje no máximo até os 7 e olhe lá!!! Computador e vídeo-game talvez sejam os principais culpados por isso. Brincadeiras virtuais, amigos virtuais... crianças crescem num mundo sem magia, sem o encanto de usar a mente como a maior forma de diversão. Pois o que seria das nossas brincadeiras, que não contavam com nenhum recurso multimídia, sem a força da nossa imaginação???
Claro que as crianças de hoje têm muito mais amizades do que as de antes. Basta dar uma olhada no Orkut. Algumas chegam a criar diversos "perfis" afim de poder dar conta do número de amigos. Não sei se realmente se conhecem, mas que juram amizade uma pela outra, ah juram! Antigamente não! Amigo era amigo mesmo! Tinha de se ver todo dia, brincar junto, aprontar junto... Havia contato e diálogo. Era muito fácil fazer amigos, amigos de verdade... Mesmo sendo novo no bairro, logo logo você já estava correndo com as outras crianças. Hoje se tem amigos aos montes, mas aqueles que você pode estufar o peito e falar de boca cheia: "este é de fé!"; estão se estiguindo junto com as brincadeiras de outrora... Haverá alguma ligação nisso?

Nenhum comentário: